quinta-feira, 3 de julho de 2008

ah telefonica

É incrível a capacidade da Telefonica em criar problemas na vida das pessoas.

A falta de investimento em tecnologia, que muitos já vinham sentido devido as constantes falhas durante a navegação e alterações de velocidade, cumulada com a falta de capacidade humana (quem já tentou resolver qualquer problema com eles sabe do que estou falando) gerou no apagão do Speedy.

Se você é usuário Speedy só vai ler aqui quando a Telefonica resolver o problema, caracterizado como "evento complexo e raro".

Eles não passam informação alguma sobre o que está ocorrendo, e após diversas previsões não cumpridas, resolveram jogar a toalha e anunciar a falta de previsão para reestabelecer seus serviços, diga-se de passagem essenciais.

Tão essenciais que a falta dele foi sentida por todos, inclusive quem não é cliente da Telefonica, como é o meu caso (ou não estaria aqui escrevendo para vocês).

Diversos sites estão fora do ar ou ficaram intermitentes, assim como acabou a comunicação de diversos servidores importantes para o Estado de São Paulo.

Os problemas envolvem:
- os registros de ocorrências da Polícia Militar, CET e Bombeiros. Quem teve de fazer um BO voltou pra casa de mãos abanado. Estão sendo feitos apenas os casos de flagrante e de forma manual;
- o Poupatempo também está inoperante, assim como o INSS, Procon, 6 mil postos de recarga do Bilhete Único, 170 lotéricas, 10 agências do Itaú e inúmeras da Nossa Caixa, assim como o seu internet banking;
- sites ficaram fora do ar ou intermitentes, de forma a tornar tudo muito mais lento ou impossível de se fazer;
- usuários e empresas clientes do Speedy estão a ver navios;

A cara de pau é tamanha, que basta ler a nota emitida no final da tarde:
Em relação à ocorrência técnica em alguns equipamentos que, desde a tarde de ontem (02/07), afeta parcialmente sua rede de transmissão de dados para serviços corporativos, a Telefônica vem prestar novas informações:

1 – O problema tem provocado funcionamento intermitente em parte da rede de dados, afetando alguns dos serviços prestados a grandes empresas e órgãos da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal.

2 – Trata-se de um evento técnico complexo e raro, que vem exigindo o trabalho ininterrupto de toda a equipe de técnicos e engenheiros da operadora, além de especialistas internacionais vinculados aos fabricantes dos equipamentos.

3 – As equipes da Telefônica e de seus parceiros trabalham em busca de um diagnóstico preciso do problema técnico, ao mesmo tempo em que buscam assegurar o funcionamento dos serviços que não foram afetados.

4 - A Telefônica esclarece que o problema técnico não atingiu os serviços de voz e tampouco a conexão de banda larga entre a residência do cliente e a central onde o serviço é ativado. Alguns clientes do Speedy podem, no entanto, estar enfrentando dificuldades em se conectar à internet nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos.

5 – A Telefônica estima que, até o final da noite de hoje, as equipes terão concluído o rastreamento técnico completo, podendo chegar a uma conclusão sobre as causas do problema técnico parcial que a rede de dados está enfrentando.

6 – A Telefônica lamenta os transtornos causados e informa que permanecerá atualizando a opinião pública com as novas informações que existirem.


Começando pelo final. Se realmente lamentasse pelos transtornos e RESPEITASSE seus clientes, assumiria a sua responsabilidade e a verdade dos fatos.

Diz que só afeta grandes empresas e órgãos públicos e que alguns usuários que enfrentam problemas é por culpa do provedor ser afetado pelos problemas do Speedy.

Epa, epa, epa! TODO mundo que usa Speedy está com problemas. Ou coincidentemente, somente com quem eu falei, nas mais diversas localidades. E vem me dizer que somente alguns.

A Telefonica presta serviços públicos essenciais, que pelo Código de Defesa do Consumidor, devem ser contínuos. A falha desses serviços tem de ser reparada, devendo no mínimo, na próxima fatura, se descontar o valor de 2 dias (por enquanto) referente a essa falha.

Não bastasse, qualquer dano ocorrido, tanto material (perdeu um negócio, teve de pagar multa porque o banco estava fora do ar, terá de perder mais um dia de trabalho para renovar a CNH) como moral (teve de aguardar horas na Delegacia para lavrar um flagrante na qual foi vítima, não deu pra fazer pegação na internet, ficou sem saber as últimas novidades do TDUD?) terá de ser ressarcido pela Telefonica independente de qualquer desculpa dada pela sua suposta falha técnica.

Importante relembrar que há cerca de um ano os usuários do Speedy não conseguiam acessar os endereços blogspot.com por uns bons dias e nada foi feito pela Telefonica.

Sendo assim, exija o reembolso dos 2 dias (por enquanto) em sua conta e se teve qualquer prejuízo, procure um advogado ou vá até o Juizado Especial mais próximo e entre, sem dó, com uma ação contra a Telefonica para ver se ela aprende a respeitar os seus clientes e investir em tecnologia, manutenção, prevenção e capital humano. O mínimo necessário para uma empresa desse porte, prestadora de serviços extremamente essenciais.

As últimas notícias e detalhes nos principais portais e blogs:
Telefonica diz que não há prazo para reestabelecer serviços
Telefônica diz que pane é “evento complexo e raro”
Pane da Telefônica: tempo de internet fora do ar deve ser descontado na fatura
Tribunais de SP suspendem prazos por causa de pane
Quem paga pela queda da internet?
Telefonica desrespeita usuário

Agora, se perceberam, o Terra divulgou apenas uma notinha e fez a linha nada mais me lembro, quando costuma tratar com certo sensacionalismo esses assuntos de clamor público. Será que por ser da Telefonica a sua equipe de jornalismo perdeu a imparcialidade?

8 comentários:

Unknown disse...

Imparcialidade?? Eu vejo isso o tempo todo e a toda hora...

E sim, aqui no Rio não tem Telefonica, mas fui prejudicado no trabalho!

Alexandre Lucas disse...

Pior que empresa espanhola só portuguesa e mexicana. E temos todas...
Estamos entregues!

André Mans disse...

uma vez por mês dá algum tipo de problema na Speedy aqui, isso pq ela é bem baratinha... acho que vou mudar pra Net.

bj

Too-Tsie disse...

Adoro suas pérolas jurídicas, e tinha certeza que você se pronunciaria numa hora tão crítica.

E vou reclamar sim, direto com o ombudsman (fica a dica) esses míseros 2 dias sem conexão. Um técnico do speedy que já me atendeu apareceu aqui na rua e eu puxei papo, ele disse que a coisa foi bem feia. Estão achando que foi um funcionário que foi demitido que sabotou. Whatever.

Paguem o prejuízo que geral teve e fim de papo.

Goiano disse...

no dia q vc pedir minha mão... eu não penso duas vezes... caso na hora!

e telefonica é aquela empresa que so tem a funcao de deixar o filho do lula mais rico... ahhh sim ... entendi a falta de investimento

Antonio de Castro disse...

q merda

dois dias sem internet
deus q me perdoe
deve tah dando p ver q o mundo naum sobrevive mais da mesma maneira sem net

vira um caos

xx

Gui Sillva disse...

veja só: na cidade luz não têm deste problema.
ao menos, isto de bom!
bj

Little Pet disse...

ih, naum eh soh em sampa q isso ocorre, naum.
aki no rio tbm estamos entregues ao abandono!