segunda-feira, 21 de julho de 2008

10 dicas para uma temporada na PF

Saiu na IstoÉ Dinheiro desta semana 10 dicas para aproveitar ao máximo uma curta temporada na Polícia Federal, caso te peguem em alguma Operação hype:

1 USE TERNO E GRAVATA
Apesar de não usar dentro da cadeia, chegar com essa roupa, dizem especialistas, impõe respeito. A prisão é o reflexo da sociedade e uma pessoa de terno demonstra, mesmo inconscientemente, importância.

2 ACOSTUME-SE COM VELOCIDADE
Motoristas de veículos policiais são como pilotos de F-1. Os carros atingem altas velocidades dentro das cidades e freiam bruscamente. Por isso, o ideal é segurar-se bem para evitar arranhões.

3 OBSERVE O EXAME DE CORPO DE DELITO SOB OUTRA ÓTICA
No exame feito antes de entrar na cadeia, é necessário ficar nu diante de um médico do Instituto Médico Legal. Encare esse processo como uma consulta normal - mais uma visita de rotina. Ah! Só ponha um casaco sobre as algemas.

4 PROCURE AJUDA PROFISSIONAL
Caso não consiga lidar com a situação, o ideal é buscar a ajuda de um psicólogo ou encontrar um ombro amigo no seu advogado. Não tenha receios: ele está sendo muito bem pago.

5 AJA COMO UM ARTISTA
Não fique constrangido com os flashes das câmeras fotográficas e não se preocupe com a repercussão do caso. Mantenha a calma e tente demonstrar que nada está acontecendo.

6 REFLITA SOBRE OS ERROS COMETIDOS
Faça uma autocrítica, tente ficar em silêncio ou, em último caso, peça conselhos para o colega ao lado. No mínimo, ele o confortará ao dizer a frase mais comum dentro das prisões: "Somos inocentes."

7 FAÇA O TEMPO PASSAR
Jogos de cartas ou dominó são indicados para quem não pretende cair na monotonia. Se bater depressão, saia para o banho de sol e faça aquele exercício que nunca conseguiu devido ao tempo que os negócios tomavam. Pense na experiência como um período sabático.

8 NÃO FAÇA COMPARAÇÕES
O hotel cinco-estrelas não faz parte de sua vida. Pelo menos, por enquanto. Pense no banho gelado e na cela espartana como um tratamento. Afinal, a ducha fria ajuda na circulação. Em compensação, não é preciso abandonar suas grifes favoritas. Na PF, não há restrição a etiquetas nas roupas.

9 MANTENHA-SE INFORMADO
No mundo globalizado, principalmente para homens de negócios, a informação é tudo. Imagine se a taxa do Federal Reserve subir e você não ficar sabendo! Para que isso não aconteça, peça para os familiares e advogados levarem jornais e revistas na prisão. Até porque não dá para ter informação privilegiada.

10 DEIXE OS NEGÓCIOS COM ALGUÉM DE CONFIANÇA
Apesar de poder palpitar nas decisões da empresa, mesmo a distância, indique alguém competente e fiel para cuidar do seu dinheiro. A ponte para saber como andam as suas aplicações será o advogado. Por isso, escolha um excelente profissional.

4 comentários:

Too-Tsie disse...

Caxias que sou, vai ser quase impossível eu precisar dessas dicas.

A dica #1 já deu xabu, eu não uso terno e gravata, nunca tive e nem pretendo ter.

Unknown disse...

"Aja como artista"???

Como assim? Vai ter gente querendo ser pego pelas operações!

Gui Sillva disse...

às vezes o Brasil me cansa!

Alberto Pereira Jr. disse...

kkk
adorei essa!