domingo, 26 de outubro de 2008

e o prefeito é kassab!

Nada como uma boa notícia em um final de domingo. Vou até aproveitar mais o feriado de amanhã (para quem não sabe, o dia do servidor foi antecipado).

E deixo vocês como uma exclusiva do Kassab para o Reinaldo Azevedo.
KASSAB: ENTREVISTA EXCLUSIVA: “VITÓRIA DO TRABALHO E DA PLURALIDADE”
Tão logo a petista Marta Suplicy reconheceu a derrota, falei com o prefeito reeleito Gilberto Kassab (DEM). Para ele, a sua eleição significa o reconhecimento da boa gestão, mérito que ele faz questão de dividir com o governador José Serra. Pergunto a Kassab se ele acredita que o resultado de 2008 antecipa as eleições de 2010. Ele nega, mas reconhece a importância do resultado em São Paulo: “[a eleição] reforça um dos principais aspectos da democracia: a alternância do poder. E demonstra ser falaciosa a tese de que só alguns partidos ou algumas pessoas têm o monopólio do bem e da verdade. Não é assim. A democracia é mais complexa do que isso. O Brasil sai ganhando com a pluralidade.” Segue a íntegra da entrevista:

Prefeito, diga sinceramente, o Sr. esperava vencer essa disputa?
É claro que achava possível vencer porque, afinal, confiava e confio no trabalho que fizemos. Mas uma eleição tem muitas variáveis. Agora, não tenho dúvida de que a nossa grande força foi a administração da cidade nesses últimos quatro anos. Fiz, em parceria com o governador José Serra, a gestão mais bem avaliada desde que existem pesquisas medindo isso.

Em algum momento chegou a duvidar da vitória?
Eu sempre tive os pés no chão. Nunca fui arrogante, dizendo que a vitória era líquida e certa. Eu acredito em trabalho. Olhe a história dessas eleições e você verá que nós fomos crescendo nas intenções de voto de forma contínua. A cidade é muito grande. Nem sempre os moradores de uma região sabem o que estamos fazendo nas outras. O segredo desta eleição foi informação. Quando os paulistanos foram plenamente informados do que ocorria em toda a cidade, fizeram a sua escolha.

O Sr. esperava tanta baixaria na campanha?
Sinceramente, não. Como sempre jogo limpo, tendo a achar que o adversário faz o mesmo. Paciência! O eleitor de São Paulo deu a sua resposta nas urnas. E ela não poderia ser mais clara: escolheu o trabalho e rejeitou a baixaria.

O governo federal chegou a mandar uma espécie de Força Nacional do Petismo para São Paulo. O governo Lula participou bastante da campanha de Marta. Lula perdeu a eleição aqui?
Prefiro dizer que a população de São Paulo ganhou. O presidente não disputou a eleição. Quem perdeu a disputa foi a candidata Marta. Se eu tivesse perdido, o governador José Serra, que me apóia, não seria o derrotado. Quem ganha ou perde eleições são os candidatos.

O Sr. não acredita, então, que se trata de uma prévia de 2010?
Não. O eleitor votou nas 110 AMAs, nos dois hospitais, no maior programa de asfaltamento de ruas da história da cidade, no Remédio em Casa, no fim das escolas de lata, nas duas professoras em sala de aula etc. O eleitor votou na melhoria dos serviços e da administração. Mas é claro: ele sabe que quem fez esse bom trabalho foi a parceria entre o PSDB e o DEM.

Essa vitória não tem, então, nenhum significado maior?
É claro que tem. Reforça um dos principais aspectos da democracia: a alternância do poder. E demonstra ser falaciosa a tese de que só alguns partidos ou algumas pessoas têm o monopólio do bem e da verdade. Não é assim. A democracia é mais complexa do que isso. O Brasil sai ganhando com a pluralidade.

Qual é o futuro do político Gilberto Kassab?
Administrar bem a cidade de São Paulo e fazer uma gestão que coloque os interesses dos paulistanos acima das miudezas. Espero que o PT colabore para que a vitória, de verdade, seja do paulistano.

E parece que vai ter festinha por perto do Clube Pinheiros. Arraza Kassab!

3 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Sorria, meu bem!

Gui disse...

1 de janeiro - festa no ABC Bailão.

Gui Sillva disse...

Muita gente feliz em Sampa!