quinta-feira, 9 de abril de 2009

telefonica truqueira

Sim. O melhor adjetivo para se dar para a Telefonica é esse.

Primeiro ela nega a existência de qualquer problema com seus clientes usuários do Speedy.

Depois, informa que ocorreram problemas pontuais, que atingiram apenas 170 mil clientes, mas tudo estava resolvido às 21:30 de terça-feira, 07/04/2009.

Hoje mudou o disco e alega que as falhas no DNS ocorrem por ataques externos, culpando assim os hackers.

E como se não bastasse, quer sair do papel de vilã da história e se passar por vítima, pedindo para as autoridades punição para quem vem atacando a sua rede.

Agora me digam, qual a credibilidade de uma empresa dessas, que vinha negando qualquer falha e agora me solta um comunicado assumindo problemas nos últimos dias.

Para quem ainda não o leu:
A Telefônica informa que, nos últimos dias, parte da sua infra-estrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da internet aos seus clientes.

Estas ações desestabilizaram os servidores DNS (Domain Name Server - Servidor de Nome de Domínio), que são equipamentos que fazem a conversão dos nomes dos websites (como, por exemplo, www.telefonica.com.br) para os endereços IP correspondentes.

Estas ações externas caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS. Esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet (portais, websites etc).

Pela natureza específica destas ações, apesar da dificuldade de navegação, em geral não há interrupção de outras funcionalidades da internet como, por exemplo, serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos por meio de redes peer-to-peer. Da mesma forma, não são afetados serviços de comunicação e rede de dados corporativas e de suporte a serviços públicos.

Ações desta natureza ocorrem com frequência em todo o mundo. A Telefônica, assim como todas as grandes empresas de telecomunicações, adota todos os procedimentos conhecidos para detecção e proteção contra esse tipo de ação e minimização e correção dos seus efeitos.

A Telefônica lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que está empreendendo todos os esforços para normalizar a operação de sua rede o mais rapidamente possível. A empresa informa ainda que está formalmente comunicando os fatos às autoridades constituídas no sentido de investigar a autoria e motivação destas ações e tomar as medidas que forem cabíveis.


Só mais um detalhe. A credibilidade que ainda existia no portal Terra (que é da Telefonica) foi-se por água abaixo, afinal, não há uma nota sequer e tampouco uma solução para os seus clientes, como é amplamente divulgado pelo UOL.

É por essas e outras que ainda prefiro, para o trabalho o velho Giro. Ele pode até não ser rapidinho, mas tá sempre firme agüentando as pontas.

PS: Para quem não sabe o significado de truqueira, é a pessoa que usa de coisas e ocasiões para dar um truque. 1 Ardil, artimanha, tramóia. 2 Meio destro ou sutil de fazer qualquer coisa. Chupinhado do De tudo 1 pouko.

7 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Credibilidade? Portal Terra?

Qual a sua idade?

Too-Tsie disse...

uau vc usa o Giro! nem sabia que ainda existia, um amigo usava quando era novidade e vivia caindo a conexão.

eu me irritei tanto com a telecômica que eu tento não usar nada deles.

Gui disse...

Como expliquei pra minha mae: "truqueiro é quem faz truque, engana as pessoas. Igual ao mágico, sabe?"

Anônimo disse...

Oh my goodness! Impressive article dude!

Thank you so much, However I am experiencing troubles with your RSS.
I don't understand the reason why I can't subscribe to
it. Is there anyone else getting identical RSS issues?
Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanks!
!

Visit my page :: wii u
My website > wii u news

Anônimo disse...

Hello there! This is kind of off topic but I need some help from an established blog.
Is it tough to set up your own blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty fast. I'm thinking about setting up my own but I'm not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? Thanks

Have a look at my blog chiang mai top ten to do

Anônimo disse...

Good day! Do you know if they make any plugins to protect against
hackers? I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard
on. Any recommendations?

My site: purchase hcg

Anônimo disse...

Hey there! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?
My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due
to no data backup. Do you have any methods to prevent hackers?


Here is my website; porn subscribe ()