quarta-feira, 17 de junho de 2009

só sobra pra caninha

Saiu hoje uma reportagem sobre a queda da venda de destilados por influência, principalmente, da elevação do IPI para "bebidas quentes".

Segundo o Valor Econômico, "o brasileiro está este ano consumindo menos destilados, como uísque e vodca. A única exceção é a cachaça."

A razão, segundo os produtores, está no fato de a vodka e o whisky terem a suas vendas através de bares e restaurantes em 40%, enquanto que a cachaça concentra a sua distribuição nessa área em 80% das vendas.

Isso porque nos bares e restaurantes, se vende a dose, que por já ser superfaturada (em alguns casos o preço da dose paga a garrafa), o repasse do aumento não foi passado para o consumidor. Além de a cachaça custar bem menos do que os demais destilados.

Acho um um bom momento para se repensar nos preços absurdos cobrados por algumas casas noturnas com relação às bebidas?

Não digo para não terem lucro (é essencial), mas algo mais real. Antigamente culpavam a consumação mínima. Como não havia um preço de entrada, ela era incluída indiretamente nos preços das bebidas.

Depois, veio a questão da lei (que NUNCA proibiu tal cobrança, apenas determinou que ela não pode ser a única forma) e as casas passaram a transformar o valor cobrado pela consumação mínima como entrada e mantiveram os preços das bebidas.

Pior. Alguns lugares tem a pachorra de cobrarem uma fortuna por bebidas falsificadas.

Ao mesmo tempo, as casas não vem dando o retorno necessário ao cliente, afinal, o mínimo que se exige é segurança e pelo número de assaltos ocorridos sem que aparentemente nenhuma atitude seja tomada pelo estabelecimento, e agora com esse caso de espancamento ocorrido na Cantho no último domingo, onde um amigo da vítima deve de ir até lá para socorrer (mais no Vipado, Tony, Lindinalva, Gui, Carioca e MixBrasil) esse assunto tem de ser colocado em voga e um boicote tem de ser feito junto à Cantho para mostrar a indignação dos clientes, mesmo de pessoas como eu, que nunca colocaram os pés lá.

Poderia começar pelos sites que divulgam baladas, mostrando que têm dignidade e um pouco de independência, cancelando toda e qualquer divulgação da Cantho e negando inclusive anúncios pagos. Ao menos até um pronunciamento digno explicando o seu lado da história.

3 comentários:

S.A.M disse...

Essa da Cantho foi a pior.

Absurdo! Dentro de uma boate, absurdo!

Lá eu já não piso mais...

Gui disse...

O preço é realmente absurdo. Tem lugar que vc paga uma nota... mas o pior é quando o barman regula a quantidade de bebida. Oi?

Quanto à Cantho, é revoltante.

Alexandre Lucas disse...

Sejamos sinceros?
1. O preço das baladas serve também para selecionar o público.
2. A Cantho tem público compatível com lugar e serviço oferecido. Pense bem pq vc nunca foi lá...