terça-feira, 19 de maio de 2009

comigo sempre acertam

Paciente vai ganhar R$ 10 mil por extração de dente errado

Um paciente receberá R$ 10 mil de indenização por ter tido um dente arrancado por equívoco. Silas de Oliveira conta que iniciou um tratamento ortodôntico no C.A.P.I.T.T.S., onde foi constatada a necessidade de extração de dois dentes. No entanto, o dentista, preposto do réu, extraiu um dos dentes de forma equivocada, causando danos ao autor da ação. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Os desembargadores decidiram, por unanimidade, manter a sentença da 35ª Vara Cível da comarca da Capital. No relatório, o desembargador Camilo Ribeiro Rulière, relator do processo, ressalta a importância de indenizar o autor pelos danos sofridos.

"Evidentemente que a inversão do dente a ser extraído ensejou situação desagradável, o dissabor e a frustração, não havendo que se exigir a comprovação do sofrimento de quem não obtém tratamento de saúde adequado, estando correta a fixação da verba indenizatória pelo dano moral", disse o magistrado.

Processo nº: 2008.001.66023

Fonte: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

PS: É mentira o título tá, minha dentição é completa. Ainda.

Um comentário:

Alexandre Lucas disse...

Não sou dentista nem cirurgião, mas sei que só não erra quem não opera. Há um estudo norte-americano demonstrando que uma em cada 10.000 crianças nascidas são deixadas cair no chão (a maioria, felizmente, não morre). Até computador dá pau.

Sem querer justificar, mas acho que deve haver sempre a relativização do fator humano, a menos que tenha havido negligência, imprudência ou imperícia.