domingo, 17 de fevereiro de 2008

here we go


Conhecem o Plaza Centenário? É o edifício conhecido como Robocop, na região da Berrini em São Paulo, que está aí ao lado.

É um Triple A, classificação dada aos prédios comerciais de alto nível e tecnologia. Claro que seus aluguéis também são estratosféricos e garantem grandes lucros aos seus donos, no caso, a Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

Mas vamos ao que realmente interessa. Uma das coisas mais legais desse prédio são os elevadores supersônicos, que em segundos sobem e descem os seus 32 andares.

Acontece que de uns tempos para cá, eles vem ficando cada vez mais loucos. É normal a porta não abrir, o elevador empacar em um andar e não subir ou descer e até mesmo quando manda ele descer, ele vai até o último andar e então vem que vem.

Até aí, daria para suportar. As empresas reclamavam mas nada era feito, até que os elevadores começaram a despencar.

Isso mesmo, despencar.

Geralmente era coisa de dois, três andares e o freio de segurança entrava em ação e travava o elevador, que depois disso ficava interditado por um tempo e logo era liberado.

Todos os elevadores eram colocados. Não era um só, então nunca se sabe sofreria grandes emoções antes de chegar no seu andar.

Finalmente, veio a tragédia anunciada. Um dos elevadores despencou 15 andares. Sim, 15 andares em queda livre, com parada brusca quando o freio finalmente funcionou.

Alguns felizardos estavam dentro do elevador. Mas eram pessoas de castas inferiores, então foi fácil abafar na mídia. Ninguém morreu. Apenas uma faxineira ficou internada e corria o risco de ter a perna amputada, porque na hora da freada, um rapaz caiu sobre ela.

O que foi feito após isso? Apenas interditaram o carro que despencou, mas os problemas continuaram até o começo do mês.

Aparentemente a coisa se normalizou, mas todo mundo que trabalha lá, principalmente nos andares mais elevados, sempre fica apreensivo na hora de usar o elevador.

Uma amiga só pega o elevador quando chega e na hora que saí, porque está em um andar bem alto. Pede o almoço para ser entregue e deixou de descer para fumar, com medo dos elevadores.

Despencar 2 andares é gostoso. Aquela emoção, friozinho na barriga. O problema é nunca saber se serão só 2 ou 15.

Medo!

14 comentários:

Goiano disse...

eu ate queria cair uns 2 andares
kkkk
mas nao os 15!!!
um pouquinho de emocao sabe

mas se vc aparecesse no msn com mais frequencia meu pobre coracaozinho bateria tao rapido com se fosse no elevado maluco...

bjos

Leo Lazzini disse...

ce ja foi no elevador do MGM, na disney?!

entao la, com certeza, serao 13!!

Anônimo disse...

gentem!
PASSADO!
Eu trabalhava aí do lado, Ludo, no CENU. Passava em frente ao robocop todo dia. Lá os elevadores sobem também em poucos segundos. Ia do térreo ao 15 andar em 11 segundos.

bjo

Too-Tsie disse...

Nossa, eu moro PERTINHO desse monstro.
E foi bem abafado mesmo, nem fiquei sabendo, e por coincidência, não que eu assista o Gugu, mas zapeando de canal, narraram uma história parecida, o elevador despencou, e provoou ferimentos gravíssimos em 2 dos seus 3 ocupantes.

Elevador por mais cotidiano que possa ser, não podemos esquecer do seu perigo.
Eu também moro em andar alto, recentemente trocaram a cabine dos 2 elevadores do meu prédio, espero que tenham dado uma geral por dentro também.

Goiano disse...

uahuahu vc é o meu fetiche
desde qdo vi sua foto saltando!! ehhehehe

ai que baixaria
mais detalhes no msn
bjos

Goiano disse...

chaparreira+chicote+botas= eu delirando!!! uhauhauha entendeu que to semi apaixonado

Alberto Pereira Jr. disse...

gente, que medo!
isso mostra que nem sempre tecnologia de ponta é sinal de segurança.. e mostra mais ainda o descaso e como o dinheiro pode abafar graves incidentes né?

TONY GOES disse...

Eu já frequentei muito o Robocop. Trabalhei em duas empresas que ficavam lá, a Columbia e a Leo Burnett, e tive vários clientes lá também. Hoje estou num prédio que deve ser quadruple A, o E-Tower (que nome cafona) na Vila Olímpia, 10 anos mais novo que o Robocop. Aqui são quase 40 andares... ainda bem que trabalho no segundo, se os elevadores derem pau posso usar as escadas.

Gui disse...

E o meu que pegou fogo outro dia? 30 andares, coisa de louco.
Mas eu tava em cliente, nem senti a emoçao.

Tambem ele nao é Triple A ou qualquer coisa parecida com essas frescurites de paulistano (rs). Pelo menos tem um nome bem mais bonito: Edificio Palacio Austregesilo de Athayde.
Acho fino.

Anônimo disse...

Prazer te conhecer lá na festa, moço!!! :D

Linkado no xpoise.net :)

bjos

Unknown disse...

Quando vc entra no elevador deveria escutar uma gravação com voz de mulher-sexy dizendo:

"Des-ce, com ou sem emoção!?"

Fica a critério do transportado escolher.

Tenho pa-vor e trauma. Você sabia que o elevador é o meio de transporte mais perigoso?

Jôka P. disse...

Pela foto o prédio é lindo.
Parece coisa dos Jetsons !

Lúcia BL disse...

salut, ludo!

você não acha que esse tipo de descaso diminuiria um bocado se as vítimas buscassem reparação por dano moral? ou terminaria em pizza?

beijo,

LUX

Alexandre Lucas disse...

Você acha que num país de tomadas bipolares (sem fio terra) há manutenção preventiva eficaz em elevadores?